quarta-feira, 24 de março de 2010

Geopolítica I.


A polítca no Brasil e a Mídia.

Enquanto conversava com a professora e coordenadora Debora da E.E Martinho da Silva sobre o novo blog da escola, me vi com uma inquietação: O que escrever para os meus alunos desse novo espaço interativo:?


A resposta me veio a mente no momento que fiz uma relação com o nosso momento político atual - eleições 2010. E muito mais do que apenas nos preocupar com a convocação da seleção (calma eu também detestei os convocados do Dunga) devemos nos preocupar com o que teremos que fazer em outubro - escolher o próximo governante da nação. E folheando os jornais as variadas pesquisas de opinião que vemos e analisamos são tão enganosas que me fazem perguntar porque damos ouvidos a elas e porque elas são tão fortes assim, e a resposta parece óbvia: Culpa da Mídia!!!!


Nós paulistanos devemos lembrar que moramos em uma cidade que tem hoje aproximadamente 13 milhões de habitantes, como uma pesquisa feita com pouco mais de mil pessoas quando muito duas mil podem refletir o pensamento de uma população inteira e dessa magnitude. Todo cidadão crítico deve se colocar com autonomia e consciência sobre tais pesquisa, porque senão seremos uma gigantesca massa de manobra sem função pensante que apenas replica o que é passado pela mídia.

Para os mais velhos cabe lembrar ca eleição de Fernando Collor que foi feita pela mídia de maneira sórdida e sem escrupulo onde muitos conterrâneos só votaram no então candidato por ser novo ou bonito será que esse deve ser o nosso jeito de votar? Estamos ajudando na formação do futuro de nossos filhos e filhas?

Devemos ter uma posição política ativa e esquecer esse negócio de ser chato ou enfadonho ouvir e debater política, pois apenas com uma nova postura política poderemos quebrar as correntes que a mída nos impõe a cada dia. Pergunte-se: Será que eu mudei meu voto por convicção ou porque vi uma pesquisa na televisão, jornal ou rádio? Lembrarei do meu voto após uns 15 minutos de ter digitado-o dentro da urna eletrônica?

Bem essas ponderações devem ser levadas adiante e trabalhadas até o dia do primeiro turno. abraços a todos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário