sexta-feira, 12 de março de 2010

Tigrões, Tigres e tigrinhos.



Os tigres asiáticos.

Meus caríssimos alunos do 9° Viviane, Gustavo, Joyce e Kananda tiveram duvidas sobre o que a expressão "tigres asiáticos" queria dizer e qual o seu papel para o continente asiático, então acredito ser necessário tirar algumas duvidas:
* Primeiramente essa nomenclatura muito usada nos anos 80 e 90 hoje já não é muito utilizada, até porque dos tigres asiáticos originais (Coréria do Sul, Taiwan, Hong Kong e Singapura) Hong Kong voltou para as mãos dos chineses perdendo parte de sua autonomia política e econômica.

* Usar o Tigre como símbolo para os esse bloco econômico é significativo, pois o tigre é venerado na Ásia por ser um animal de varios atributos como inteligência, sagacidade, coragem e precisão, e justamente muitas dessas características são fatores primordiais nesses países.

* O que caracteriza esse bloco econômico é o arrojo que eles apresentaram em suas praticas comerciais, já que a regra era desenvolver ao máximo a indústria e também por promoverem grandes mudanças nos modos de produção em seus países e com isso abarcarem grandes fatias de mercado internacional, com particular destaque para o brasileiro - perguntem-se quantas pessoas você conhece que tem um produto made in Taiwan, por exemplo?

* Os tigres asiaticos baseiam sua economia apenas na exportação de produtos industrializados, não se preocupam com as importações e produção voltada para o mercado consumidor interno ], essa política pode em última instãncia acarretar uma grande crise social interna, porque crise financeiras como a que vivemos em 2009 podem fazer com que os países compradores desse bloco deixem de comprar fazendo com que a economia do país entre em colapso.

* O modelo produtivo baseado na força de trabalho barato e que tem grandes jornadas diárias pode fazer com que a produção seja alta, todos os tigres asiaticos tem excedente de mão de obra o que faz os trabalhadores ganharem mal, além disso o governo não cria ou criou leis trabalhistas fortes que garantam mais direitos aos seus trabalhadores.

* Fora esse quadro no século XXI, países vizinhos do sudeste asiático adotaram práticas semelhantes e também ganharam força no cenário econômico mundial, eles são conhecidos como os novos tigres asiáticos (Tailândia, Vietnã, Malásia e Filipinas) que assim como os tigres originais apresentam um forte crescimento econômico e grandes problemas sociais que tem origem em uma estrutura deficitária e capitalista no pior sentido do termo.


Os Tigres já não são vistos como a vinte anos atrás, contudo são peças fundamentais no cenário econômico global, o gigantismo não é tão grande e não podem ser vistos como gatinhos, os tigres asiáticos e os novos tigres devem ser vistos como um exemplo para o Brasil, imitar o dinamismo produtivo sem deixar de pensar na maior parcela da população.

4 comentários:

  1. realmente sao umas joias raras lindos dignos de aplausos................irany

    ResponderExcluir
  2. eles são obras primas feito a mão de deus tudo que ele fa e perfeito

    ResponderExcluir
  3. Icaro como todo estado nação a administração é um fator preponderante para que o país seja bem sucedido em algo se compararmos esses países ao Brasil vamos ver que a nossa (brasileira) é muito deficiente tenhos muito o que evoluir para chegar perto dos tigres e/ou novos tigres asiaticos, mas obrigado pela sua contribuição!

    ResponderExcluir
  4. Eu amo esses tigres são muitos lindos sou doida pra rter um eu pesso meu pai todo dia so que ele não dá diz que é muito perigoso mais eu gosto mesmo assim!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir