quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Geografia política.


Entendendo a dinâmica política do primeiro turno.


Após a votação das eleições do dia 03/10/2010 chegamos a conclusão que o processo político brasileiro é algo surreal e que não tem nenhum comparativo no mundo, explico a questão a partir dos candidatos:

* Dilma perdeu a chance de ser eleita em primeiro turno porque deixou os seus opositores falarem o que quiser, vou vítima de fogo amigo (escandalo em sua pasta no ministério) e ainda para piorar a sua situação mostrou uma grande falta de tato político em todos os debates (e eu consegui assistir a todos).

*Serra conseguiu ir para o segundo turno mesmo sendo uma pessoa carismática e isso se deve ao fato do brasileiro não saber votar e achar que votar nele era evitar a vitória da Dilma em primeiro turno - só esqueceram de avisar a população que votar em qualquer candidato garantiria o agora próximo segundo turno.

*Marina descobriu que era uma boa política muito tarde se tivesse deixado a tensão pela primeira disputa presidencial antes poderia ter ido para o segundo turno no lugar do tucano, entretanto tem futuro para os próximos anos.

*Plínio perdeu a grande chance ser o ponto de desequilibrio e se tornou o ponto hilariante do debate colocou a esquerda mais a margem da visão popular e viu sua campanha ser degringolada a cada dia.

Em sua candidatos inaptos formam uma eleição cujo resultado ultrapassa qualquer projeção seja ela bem feita ou mal feita.

Pensando na população de modo geral, o povo mostrou que não sabe o que é protestar eleger pessoas sem o mínimo de condições para legislar é dar cheque em branco para crianças em loja de brinquedos, ou seja, o final será desastroso com um time que tem Tiririca, Romário, Marques, Antony Garotinho, entre outros não podemos esperar que nada melhore e a tendência é a vitória da candidata do PT já que o povo deu grandes demonstrações de que prefere a comodidade de um governante já conhecido mesmo que esse não faça nada de diferente (seja bom ou ruim) do que arriscar uma solução nova e mais dinâmica para o país. Vamos, contudo torcer para que essa população perceba que atuar de modo mais sério é um caminho fácil e viavél para melhorar o país.