terça-feira, 15 de março de 2011

O lado oculto do sol


Que raio de explosões!

Conversando calorosamente com a minha coordenadora Débora Margot da Escola Estadual Martinho da Silva sobre as explosões solares e quais as suas implicações para a vida na Terra resolvi começar pela indagação mais simples - afinal o que são explosões solares?
De acordo com Pierre Kaufmann físico de renome internacional as explosões solares são na verdade processos naturais da atividade solar - durante um ciclo solar aparecem as "manchas solares" que resultam de áreas de grande concentração de energia (que parecem manchas), essas regiões tem muito gás ionizado e a explosão solar é a liberação desse grande volume de energia e gás ionizado no espaço (a explosão solar provoca o fenômeno conhecido como "tempestade solar" que pode resultar em problemas para o nosso planeta.

Ainda de acordo com Kaufmann os últimos estudos prevêem um final de ciclo solar para o ano de 2012 ou 2016 (ocorre divergências entre os cientistas), entretanto a possibilidade de fim do ciclo solar no próximo ano tem fomentado as teorias sobre o fim do mundo em 2012 segundo o calendário maia. O pânico geral não se justifica, pois segundo estudos de vários centros de observações astronômicas muitas explosões solares de grande magnitude não causam nenhum tipo de problema para o nosso planeta e explosões pequenas podem causar danos.

As explosões solares podem interferir em nossos sistemas de comunicação de modo geral (rádio, TV, telefonia, satélites de observação entre outros), mas o impacto para o nosso planeta é incerto e não podemos nos alarmar com ideias sobre grandes explosões atingindo a terra e causando a destruição total. Sobre a radiação que as tempestades solares carregam não se sabe quais são ou serão seus efeitos para a Terra (a tempestade solar mais famosa é aquela que deu origem ao quarteto fantástico - no filme). Devemos continuar estudando o Sol com a atenção devida mesmo que a nossa grande estrela esteja preguiçosa nos últimos anos como relata o Complexo Astronômico de El Leoncito ela tem o poder de dizimar a vida na Terra, mas de acordo com os estudos mais recentes não é uma tendência para 2012.